Home Futebol Capitão do Irã detona organização da Copa e dispara contra a Fifa: “Parece que querem nos eliminar”

Capitão do Irã detona organização da Copa e dispara contra a Fifa: “Parece que querem nos eliminar”

Mehdi Taremi reclama da logística imposta, critica a entidade e mantém esperança de classificação

Por Luiz Gustavo Moreira em 27/06/2026 10:41 - Atualizado há 3 horas

Taremi é um dos destaques da seleção do Irã (Crédito: Ringo Chiu/ZUMA Press Wire/Alamy Live News)

Mesmo mantendo chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo 2026, o ambiente na seleção do Irã está longe de ser de tranquilidade. Logo após o empate por 1 a 1 com o Egito, o atacante Mehdi Taremi fez um duro pronunciamento contra a Fifa, criticando a organização da Copa e afirmando que a delegação iraniana enfrentou obstáculos desde o início da competição.

O camisa 9 afirmou que os problemas extracampo comprometeram a preparação da equipe e classificou o Mundial como um “desastre”. Além disso, sugeriu que o tratamento recebido pela seleção foi diferente do destinado às demais equipes participantes.

Leia mais: Muslera pede desculpas após falha que custou eliminação do Uruguai: “Nunca sofri tanto”

Taremi acusa Fifa de ignorar problemas da delegação

Na entrevista, Mehdi Taremi afirmou que a entidade máxima do futebol prometeu solucionar os impasses enfrentados pelo Irã, mas, segundo ele, nenhuma das dificuldades foi resolvida durante a fase de grupos.

– É um mundial desastroso. Um desastre. A Fifa tem que resolver todos os problemas aqui, mas, infelizmente, não resolveu nada desde o início. O senhor (Infantino) veio ao nosso vestiário no primeiro jogo e disse que era apenas o começo, mas a fase de grupos termina amanhã e ainda não temos o nosso pessoal da logística aqui. Eles não têm visto – disparou.

Quer apostar na Copa do Mundo? Veja os melhores palpites de hoje com análises jogo a jogo.

Viagens constantes também viram alvo de críticas

Outro ponto destacado pelo capitão foi a logística imposta ao Irã. Em vez de permanecer hospedada em território estadunidense, seleção estabeleceu sua base em Tijuana, no México, e precisou cruzar a fronteira antes de cada jogo.

Embora tenha elogiado a hospitalidade dos mexicanos, o jogador afirmou que esse planejamento prejudicou diretamente a preparação da equipe:

– Estamos sempre tendo que viajar para Tijuana. Nós amamos o povo do México. Amamos Tijuana. É um lugar muito bom. As pessoas são muito humildes, nós gostamos delas. Como jogadores profissionais, numa competição profissional, isto não está certo. Não é justo. Se para a Fifa é justo, ótimo para eles. Mas não é justo. Quem quer nos ajudar? Ninguém. Ninguém!

“Parece que querem nos eliminar”

O momento mais contundente da entrevista ocorreu quando Taremi respondeu se acreditava que a organização preferia ver o Irã fora da competição.

– Temos que lutar contra tudo aqui. Não sei se as pessoas querem isso ou não, mas, da nossa perspectiva, sim, parece-me que sim – afirmou.

Irã ainda depende de outros resultados

Apesar das críticas, o Irã ainda segue vivo na disputa por uma vaga nas oitavas de final. A seleção encerrou a fase de grupos com três empates, somando três pontos e saldo zerado. Com isso, ocupa provisoriamente uma posição entre os melhores terceiros colocados.

Agora, os iranianos torcem por tropeços dos adversários diretos. A Argélia precisa apenas empatar contra a Áustria, a Croácia depende de um empate diante de Gana, enquanto a República Democrática do Congo necessita vencer o Uzbequistão.

Se os três resultados acontecerem, o Irã será eliminado. Entretanto, caso ao menos um deles não se confirme, a equipe conquistará uma classificação inédita para o mata-mata da Copa do Mundo e enfrentará a Suíça na próxima fase.

Exit mobile version