Elenco da Seleção treinou mais uma vez para enfrentar o Japão (Crédito: Passion2Press.de/Markus Fischer/Alamy Live News)
A seleção brasileira está muito próxima de entrar em campo com a mesma formação pela primeira vez desde a chegada de Carlo Ancelotti. Depois da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, o treinador trabalha para manter os titulares no confronto entre Brasil e Japão, válido pela segunda fase da Copa do Mundo de 2026, marcado para segunda-feira, às 14h, em Houston.
Neste sábado, todos os jogadores disponíveis participaram normalmente das atividades, o que reforçou a tendência de repetição da equipe. A única ausência segue sendo Raphinha, que continua em tratamento de uma lesão na coxa direita e não viajará com a delegação para o Texas.
Quer apostar na Copa do Mundo? Veja os melhores palpites de hoje com análises jogo a jogo.
Ancelotti aposta na manutenção da equipe
A boa atuação diante da Escócia aumentou a confiança da comissão técnica na atual formação. Por isso, Carlo Ancelotti deve preservar a base da equipe que conquistou a classificação e repetir a escalação pela primeira vez desde que assumiu a Seleção Brasileira.
A tendência é que o Brasil entre em campo com:
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vinicius Júnior.
Além disso, a permanência de Rayan entre os titulares ganhou força após o atacante aproveitar bem a oportunidade recebida contra a Escócia. O jovem teve participação ativa tanto nas jogadas ofensivas quanto na recomposição defensiva, consolidando sua vaga enquanto Raphinha permanece fora.
Treino indica preocupação com a defesa japonesa
Embora apenas os primeiros 15 minutos do treinamento tenham sido liberados para a imprensa, foi possível observar alguns indícios do planejamento da comissão técnica.
A organização do campo mostrou uma linha defensiva posicionada para enfrentar uma equipe fechada, cenário esperado diante do Japão. Bonecos foram utilizados para simular uma defesa compacta, indicando que Ancelotti trabalha alternativas para encontrar espaços no sistema defensivo japonês.
Posteriormente, a delegação embarcou para Houston, onde realizará o último treinamento antes do duelo decisivo.
Titulares voltam após trabalho regenerativo
Na sexta-feira, oito dos onze titulares que atuaram contra a Escócia realizaram apenas atividades regenerativas. Foram preservados:
- Alisson
- Danilo
- Marquinhos
- Gabriel Magalhães
- Casemiro
- Bruno Guimarães
- Lucas Paquetá
- Matheus Cunha
Enquanto isso, apenas Vini Jr., Rayan e Douglas Santos participaram normalmente das atividades em campo.
Entretanto, neste sábado, todos os titulares voltaram aos trabalhos com bola. Casemiro, inclusive, foi o primeiro atleta a aparecer no gramado para o início da movimentação.
Brasil busca vaga nas quartas de final da Copa
A campanha da seleção brasileira na fase de grupos terminou de forma invicta. A equipe estreou empatando por 1 a 1 com o Marrocos e, na sequência, venceu Haiti e Escócia por 3 a 0.
Agora, o desafio é eliminar o Japão para avançar às quartas de final da Copa do Mundo. Caso confirme a classificação, o Brasil enfrentará o vencedor do confronto entre Noruega e Costa do Marfim na próxima fase do torneio.

